– Inspeção das Características Físicas do Veículo e dos Equipamentos de Segurança Obrigatórios.
– Realizada por Técnicos Especializados e Supervisionada por Vistoriadores Oficiais.
– Laudo com Fotos e Observações de Irregularidades ou Divergências é encaminhado ao CIRETRAN’s ou DETRAN’s, para que sejam Regularizados e Atualizados os dados.
É feito uma análise ampla e minuciosa da estrutura e os pontos de deformação da carroçaria do automóvel, com o objetivo de identificar pré-existência de avarias, cortes e reparos significativos; em longarinas, painéis, teto, assoalhos, colunas, laterais, para-lamas internos e demais observações.
São analisados os itens de identificação do veículo obrigatórios por lei e também, os não obrigatórios e confrontados com os bancos de dados padrão (tipo e formato das gravações realizadas pelo fabricante na época da montagem do veículo). É verificada a existência de adulteração em todas as identificações disponíveis no veículo: Chassi, Motor, Câmbio, Carroçaria, Vidros, Placa, Selos e Plaquetas de Segurança (ou de confronto), entre outros.
Confrontam-se as informações existentes no veículo e os dados da Ficha de Montagem (informações fornecidas pela montadora, quando da fabricação do veículo) e Bancos de dados do Órgão de Trânsito.
Verifica-se a existência de registros de Sinistros, comercialização em Leilões entre outros itens.
A vistoria do veículo é um serviço regulamentado desde 1998 pelo CONTRAN (Resolução nº05/98).
Com a publicação da resolução CONTRAN 282/08, quando da realização das vistorias de regularização e de transferência dos veículos, previstos na Resolução nº05/98. Os órgãos de trânsito ou as empresas credenciadas pelo DENATRAN, deverão coletar por meio óptico, a numeração do chassi, do motor e da parte traseira do veículo, com a numeração da placa de identificação legível e compará-la com as numerações cadastradas na base de dados do governo (BIN/RENAVAM).
Por que fazer
uma Vistoria?
– Ao realizar a Vistoria Veicular o comprador exime-se de problemas com a originalidade do veículo (chassi – motor – agregados).
– Valoriza e Facilita a Comercialização do veículo examinado, uma vez que se
comprova sua qualidade e originalidade por meio de laudo.
– Ficam perpetuadas as condições do veículo no momento de sua Comercialização, isentando o vendedor de modificações realizadas posteriormente.