Entendendo o Golpe da Mão Fantasma
Entendendo o Golpe da Mão Fantasma
O “Golpe da Mão Fantasma” é uma fraude que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Este artigo tem como objetivo explicar o que é o golpe, como ele funciona e como as pessoas podem se proteger.
O que é o Golpe da Mão Fantasma?
O golpe consiste em convencer a vítima a realizar uma atualização que dá o controle do celular ao criminoso. Os golpistas utilizam recursos como gravações de centrais telefônicas para conversar com as vítimas por ligação e dizem que houve uma movimentação estranha na conta do banco, uma tentativa de invasão ou mesmo uma compra suspeita.
Como funciona o golpe?
Neste tipo de golpe, os criminosos conseguem o acesso ao seu celular e ao aplicativo do banco de forma remota. Funciona assim: você recebe uma mensagem por SMS, e-mail ou por WhatsApp, de uma pessoa que se diz ser funcionário do seu banco, informando que é necessário atualizar o aplicativo. Para isso, eles pedem que você clique no link enviado, no qual tem um vírus que será instalado assim que você clicar. É nesse momento em que os hackers conseguem entrar em seu celular. Eles conseguem acessar qualquer coisa no aparelho, como configurações, aplicativos e fazer login na conta do banco, principalmente se a sua senha fica salva em algum bloco de notas, por exemplo.
Quais são as consequências do golpe?
Assim, em tempo real, começam a movimentar o seu dinheiro com transferências para contas de terceiros, pagam boletos e solicitam empréstimos. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) identificou que houve um aumento de reclamações de vítimas do golpe do acesso remoto ou da “mão fantasma”.
Como se proteger deste golpe?
Aqui estão algumas dicas para se proteger deste golpe:
- Tenha atenção com comunicações e ligações suspeitas! É importante ter atenção redobrada quando se trata de assuntos financeiros ou que tenham qualquer link suspeito e não solicitado.
- Ative a autenticação em dois fatores. Uma segurança digital eficiente não pode ficar sem a autenticação em dois fatores. Esse é um recurso que faz a verificação da sua identidade em duas etapas e adiciona uma camada extra de proteção aos seus dados pessoais.
Lembre-se, a melhor maneira de se proteger contra esses golpes é estar sempre atento, não compartilhar informações pessoais ou bancárias com estranhos e verificar a autenticidade de qualquer solicitação de pagamento ou transferência.